Histórico Municipal

O atual município de Abaetetuba, onde a palavra abaetetuba, de origem tupi, segundo a tradição popular, se decompõe da seguinte maneira: aba (homem), ete (forte, verdadeiro), tuba (lugar de abundância). O significado, portanto, é: lugar de homens e mulheres fortes e valentes. Tem aproximadamente, 72 ilhas, cujos principais transportes são as rabetas, canoas e barcos. Situada na zona Guajarina, à margem direita da foz do rio Tocantins.

Tradicionalmente, sabe-se a sua fundação deve-se a Francisco de Azevedo Monteiro, que em 1745, aportou acompanhado de sua família, abrigando-se no forte Abaeté. Abaetetuba recebeu título de Cidade em 1895.

Abaetetuba é uma cidade  com uma cultura que torna seus habitantes apaixonados pela terra. O município reúne, de fato, algumas coisas dignas de serem visitadas e admiradas. Seu povo é alegre, bastante hospitaleiro.

Abaetetuba atualmente conta com aproximadamente 140.000 habitantes. Nos últimos 10 anos, passou por inúmeras transformações decorrentes da implantação de projetos, como a Alça Viária.

A economia está baseada, principalmente, nas atividades da pesca, do extrativismo, sobretudo do açaí, e na agricultura. São desembarcadas, diariamente, cerca de 10 toneladas de pescado; uma parte fica no município e a outra é distribuída para cidades vizinhas e Belém.

O açaí é outra produção importante. O mesmo local em que funciona a feira, pela manhã, no período da tarde, transforma-se num estacionamento de caminhões, que encostam diariamente para fazer o carregamento do açaí. A maior parte dessa produção não permanece no município; é enviada  para Belém e para outras cidades vizinhas.