Câmara homenageia o Dia Nacional dos Surdos

Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir.
Hoje, 26, se comemora o Dia Nacional dos Surdos/Dia Internacional da Linguagem de Sinais, data criada para conscientizar, dar visibilidade e promover o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas.
Existem cerca de 10 milhões de pessoas que sofrem de algum grau de surdez no Brasil – leve, moderado, severo e profundo.
Há 20 anos, foi aprovada no Congresso, a Lei n.º 10.436, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão no país.
Apesar da iniciativa, a educação no Brasil ainda possui sérios problemas quando se trata de incluir surdos. O ensino e o aprendizado de libras pode contribuir muito no desenvolvimento social, comunicacional e emocional das pessoas surdas – e de todos que fazem parte do seu convívio.
A Câmara Municipal de Abaetetuba seguirá nesta luta de inclusão.